Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Texto: A Estrutura das Revoluções Científicas, de Thomas Kuhn

Questões:

1) "As revoluções científicas iniciam-se com um sentimento crescente, também seguidamente restrito a uma pequena subdivisão da comunidade cientifica, de que o paradigma existente deixou de funcionar adequadamente na exploração de um aspecto da natureza, cuja exploração fora anteriormente dirigida pelo paradigma". Em questão de revolução, quando uma revolução científica pode ser levada ao pé-da-letra? Compare com alguma situação em que o paradigma seja reconhecido apenas como um desenvolvimento paralelo.

2) No sexto capítulo, as crises e a emergência das teorias científicas, Kuhn compara uma teoria científica "admiravelmente bem sucedida" de uma "totalmente bem sucedida". De fato, no decorrer da história, isso aconteceu várias vezes: Uma teoria muito boa se mostra incapaz de resolver problemas imadiatos ou problemas posteriores, como foi o caso da lei da gravitação de Newton, na qual Einstein mostrou não ser totalmente bem sucedida posteriormente. Baseado nisso, o que as chamadas "revoluções científicas" representam para a ciência no que diz respeito a se aproximar da realidade?

 3)"Ao aprender um paradigma adquire-se ao mesmo tempo uma teoria, métodos e padrões científicos, que usualmente compõem uma mistura inexplicável.” Analisando a citação, podemos considerar que quando duas escolas científicas discordam dos problemas e soluções pressupostos haverá uma discussão inevitável. Por que isso ocorre e sendo visões diferentes, cada paradigma satisfaz o critério que dita para si ou para o do oponente?


4) Um conceito ao empregar uma idéia, passa a ter uma interpretação comum ou distinta, em relação à diferentes personalidades e subdivisões da ciência ? Caso ocorra a modificação dessa idéia, ela seria revolucionária a todos?


5) O autor cita três descobertas que foram atualizadas por uma nova teoria. Quais são os fatores que mostram para nós e para os cientistas que aquela nova teoria deve ser a aceita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário