2-)"...é um risco extraordinário para um cientista
jovem, sem bens de fortuna, expor-se às condições da carreira
académica. Deve, pelo menos durante alguns anos, poder sustentar-se
com os seus próprios meios..."
"Nos Estados Unidos, pelo contrário, vigora o sistema burocrático. O jovem é remunerado,
desde o início."
Nessa passagem do texto, Weber mostra as diferenças de sistemas utilizados na educação nos Estados Unidos e na Alemanha.
Qual é o diferencial que essa remuneração pode realizar numa sociedade que tem diversas classes sociais na questão da educação ?
É o financiamento que torna um "cientista" de melhor qualidade ?
3-) "...não se tem vocação para a
ciência; que faça outra coisa. Pois nada tem valor para o homem enquanto
homem, se o não puder fazer com paixão."
Muito se diz que o cientista necessita de qualidade intelectual para que desenvolva seus projetos e pesquisas, só essa qualidade
é necessária para um bom desenvolvimento num projeto ? O que essa paixão representa não só nesse caso mas em qualquer outra
profissão?
4-) "Todo o jovem que se sente
chamado à profissão académica deve ter uma consciência clara de que
a tarefa que o espera apresenta uma dupla vertente."
Em muitas universidades os professores tem a disponibilidade de praticar suas pesquisas, em compensação, em outras
sua face como professor é muito ocupada e não há condições para que o mesmo realize pesquisas.
Quais pontos positivos e negativos que essa outra vertente(pesquisador) pode acarretar na qualidade de ensino de uma universidade ?
5-) “O homem civilizado... colocado em meio ao caminhar de uma civilização que
se enriquece continuamente de pensamentos, de experiências e de problemas, pode sentirse
‘cansado’ da vida, mais não ‘pleno’ dela... ele não pode jamais apostar-se senão de uma
parte ínfima do que a vida do espírito incessantemente produz, ele não pode captar senão o
provisório e nunca o definitivo.”
Qual o significado da ciência no contexto da vida humana e
qual é o seu valor ?
6-) "...na época do nascimento das ciências exactas
da natureza, ainda delas se esperava mais. Se vos recordardes da frase
de Swammerdam – (“Ofereço-vos aqui, na anatomia de um piolho, a
prova da Providência divina” – vereis então o que o trabalho científico,
(indirectamente) influenciado pelo protestantismo e pelo puritanismo,
considerava, naquela época, como sua tarefa própria: ser o caminho
para Deus."
E atualmente, como está essa relação ciência-religião ? Qual era o interesse de cada um ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário